Lavagem e manutenção
Lavagem e manutenção
Instruções:

a.) Recomenda-se, durante a lavagem, não friccionar fortemente e/ou escovar, a roupa sobre o tanque, essas práticas desgastam o tecido, afetando a uniformidade das cores.

b.) Não utilizar água sanitária, ou qualquer produto à base de cloro, já que esta prática enfraquece o tecido e as linhas de costura, podendo também provocar descoloração.

c.) No caso da roupa apresentar muita sujeira, manchas de óleo, graxa, etc., o recomendável é deixar a peça ensaboada e imersa em solução de água com sabão em pó ou detergente, sempre a sombra, por algumas horas, permitindo assim que a sujeira se desprenda, sem ser necessário friccionar ou escovar fortemente a roupa. Deixar as roupas para “quarar”, ensaboadas com sabão em barra, sabão em pó ou detergente, a sombra ou no sol, pode causar perda de cor no tecido e causar manchas esbranquiçadas.

d.) A secagem da roupa ao sol não é recomendada, em caso de não ser possível fazer secagem a sombra, deixe a mesma pelo lado do avesso.

e.) O processo de lavagem profissional pode elevar o percentual de encolhimento dos tecidos 100% algodão, portanto não é recomendável lavar e secar em temperaturas acima de 70ºC, pois neste caso irá evitar um encolhimento maior do o encolhimento previsto para este tecido, que é de 4%.

f.) Altas temperaturas são prejudicam os tecidos. Ao passar as roupas, inicie com aquelas que requerem baixas temperaturas e vá aumentando gradativamente a temperatura de acordo com as instruções na etiqueta de cada peça. Havendo necessidade de mudar da temperatura alta para baixa, espere alguns minutos para não danificar a peça.

g.) Ao utilizar um facilitador de passar, aplicar com distancia de 20 cm da peça. A utilização de produtos como amaciantes e facilitadores de passar permite que o tecido amarrote menos em relação a um não amaciado.

h.) Elimine com um pano úmido qualquer resíduo que esteja aderindo ao ferro de passar, antes que este esfrie, para não danificar as peças a serem passadas posteriormente.
Simbologia de conservação de tecidos
Simbologia de conservação de tecidos

1 Símbolo genérico para os processos de lavagens. Os números inscritos nos símbolos significam a temperatura máxima em graus Celsius permitida.

2 Lavagem normal. Temperatura de lavagem indicada para roupas de cor intensa de algodão, poliéster e misturas.

3 Lavagem normal. Artigos de algodão ou linho, branco, tinto ou estampado, com solidez a fervura. 4 Lavagem suave em roupas de modal, viscose, fibras sintéticas (acrílico, poliéster e poliamida). Usar somente a metade da capacidade do tambor. Não centrifugar.

5 Lavagem suave a 95° C. Colocar poucas peças de roupa na máquina e não centrifugar. Programa de pré-lavagem pode ou não ser usado. 6 Lavagem suave para artigos de lã. A temperatura é indicada por realizar uma suave ação mecânica. Utilizar somente 1/3 do tambor com roupas. Não centrifugar.

7 Lavagem normal. Não lavar nesta temperatura artigos sem solidez a lavagem de algodão, modal e poliéster, bem como suas misturas. 8 Lavar somente a mão, a temperatura entre 30° C e 40° C, dependendo do artigo. Diluir bem o detergente. Não torcer e esfregar o artigo. Artigos de cor não devem ser deixados de molho. Lavar imediatamente e secar.

9 Lavagem suave. Artigos com acabamentos especiais (easy-care, wash and wear). Colocar poucas peças na máquina. Usar somente 2/3 do tambor. Não centrifugar. 10 Artigos com este símbolo não devem ser lavados. Em geral são sensíveis a qualquer tratamento úmido.
Alvejar
Alvejar

1 O triângulo é utilizado para simbolizar os processos de alvejamento com cloro (água sanitária),ou outros produtos clorados. 2 Não deve ser alvejado. O artigo não deve ser submetido a alvejamento com cloro ou usar qualquer outro produto que contenha grande quantidade de alvejantes.
3 Significa que o artigo pode ser alvejado a frio com cloro ou produtos que contenham cloro. O artigo deve ser enxaguado com água fria e posteriormente imerso na solução de cloro durante 15 até 30 minutos. Enxaguar bem e tratar conforme a etiqueta.
Passar a Ferro
Passar a Ferro

O símbolo para passar a ferro é constituído da figura de um ferro, contendo na sua parte inferior pontos indicativos da temperatura máxima admitida pelo artigo. 2 Não passar a quente (110° C) - Na escala "acrílico/poliamida (nylon)/acetato", passar sob tecido seco ou no lado avesso os artigos sensíveis a brilho e pressão. Não utilizar vapor.

3 Artigos que possuem etiquetas com este símbolo, se passados a ferro, terão sua recuperação inviável. 4 Ferro moderadamente quente (150° C) - Na escala "lã/seda/poliéster/viscose", passar o artigo sob tecido umedecido. Pode-se usar ferro a vapor. Evitar pressão e não repuxar.
5 Ferro quente ( 200° C) - Na escala "algodão/linho", tratar o artigo de preferência umedecido. Em artigos sensíveis ao brilho e pressão, passar ferro no lado avesso ou sob um tecido intermediário. Pode-se usar o ferro a vapor.
Lavagem a Seco
Lavagem a Seco

1 Os símbolos de lavagem a seco são constituídos de um círculo representando o tambor da máquina utilizado para este fim e letras referentes aos solventes indicados na lavagem. O traço abaixo do círculo representa que a ação mecânica, banho e/ou a temperatura de secagem deve ser reduzidos.

Processo de lavagem para têxteis, que podem ser lavados normalmente. Produtos removedores de manchas não podem ser usados. Aplicar a 33° C, 15 minutos e secar a 70°C. Solventes a usar:  fluorclorohidrocarboneto R113 e benzina.
2 Podem ser lavados com todos os solventes normalmente. Produtos removedores de manchas também podem ser usados. Aplicar a 33° C no máximo, durante 15 minutos e secar a 70° C. Solventes a usar: tricloroetileno, percloroetileno, fluorclorohidrocarboneto R11 e benzina.

4 Processo de lavagem para têxteis muito sensíveis a lavagem. Removedores de manchas dissolvidos (comprados normalmente no mercado) não devem ser usados. Aplicar a 33° C, 10 minutos e secar a 50°C. Solventes a usar:  fluorclorohidrocarboneto R113 e benzina.
3 Processos de lavagem a seco para têxteis que podem ser lavados normalmente; solventes comerciais podem ser usados sem restrição. Aplicar a 33° C no máximo, durante 15 minutos e secar a 70° C. Solventes a usar: percloetileno, fluorclorohidrocarboneto R11 e benzina.

6 O tambor cruzado indica que a lavagem a seco é vedada.
5 Processo de lavagem para têxteis sensíveis. Solventes comerciais dissolvidos podem ser usados. Aplicar a 33° C, 10 minutos e secar a 50° C. Solventes a usar: percloetileno, fluorclorohidrocarboneto R11 e benzina.
Secagem
Secagem

1 Símbolo genérico para indicação de secagem.
O símbolo inclui um ou 2 pontos conforme a temperatura a utilizar.
3
É possível secagem na vertical.
2 Permitida a secagem em tambor, sem restrições de temperatura. 5
É possível secagem na vertical sem torcer.
4 Permitida a secagem em tambor a uma temperatura moderada (60° C). Utilizar ciclo suave. Não secar em tambor. Secar na horizontal.
Acabamentos
ACABAMENTOS

a. Hoje temos disponíveis no mercado, tipos de acabamentos em  tecidos que proporcionam mais segurança aos usuários de uniforme, tais como os tecidos com acabamentoantimicrobialretardante a chamarepelência a chama, água, óleo e agentes químicos. Os tecidos antimicrobiais são recomendáveis a pessoas que precisem inibir a formação do odor, bem estar, higiene, conforto, já os tecidos retardantes a chama, são utilizados em áreas com possibilidade de inflamabilidade ou riscos de incêndio, como bombeiros, empresas fornecedoras de gás ou eletricidade, siderurgia, petrolífera, metalúrgicas e químicas. Os tecidos com repelência a água, óleo e agentes químicos são utilizados principalmente em áreas de grande umidade, tais como metalurgia (usinagem), setores de limpeza, áreas hospitalares, e funções sujeitas as variações climáticas; já o acabamento anti-ácido deve ser utilizado por profissionais em contato direto com produtos químicos, ácidos ou corrosivos.

b. O acabamento antimicrobial é aplicado nos tecidos para eliminar nutrientes dos microorganismos, impedindo o meio ideal de reprodução para fungos e bactérias do odor do suor. Não provoca alergias ou irritações, já que sua base age especificamente contra as bactérias e fungos responsáveis pelo odor do suor. O tecido com acabamento antimicrobial apresenta as mesmas características originais do tecido sem acabamento especial. A única restrição de lavagem é a proibição de uso de produtos clorados.

c. O acabamento retardante à chama que tem como finalidade  o retardamento à propagação da chama e a interrupção da mesma, só pode ser aplicado nos tecidos com mais de 85% de uma única fibra (poliéster, algodão, etc) na sua composição. O acabamento atua desidratando a celulose e reduzindo a cadeia carbônica estável, isso ocorre abaixo de 250° C, ou seja, abaixo da temperatura de ignição (300° C e 350° C), assim, o tecido não queima. O efeito retardante está relacionado à quantidade de fósforo no tecido. A solidez do acabamento à lavagem e secagem depende do residual de fósforo no tecido após cada processo. Neste tecido não se pode usar produtos clorados na lavagem. O acabamento retardante a chama não causa alergias.

d. O acabamento de repelência a água, óleo e agentes químicos pode ser aplicado em qualquer tecido e qualquer fibra: algodão, poliéster, poliamida , viscose, etc. O acabamento permite a transpiração do tecido, deixando livre a passagem de ar, ou seja o uniforme "respira". O acabamento não tem cheiro, não é tóxico, não altera as cores, nem a solidez dos tingimentos e estampas e o tato. Mantém as características originais do tecido. O acabamento não tem aparência de plastificação, não sendo perceptível à aplicação. Os acabamentos com repelente têm boa solidez à abrasão e à lavagem. A vida útil das propriedades de repelência será tão longa quanto for à vida útil do próprio uniforme.


Personalizando seu uniforme
Personalizando seu uniforme
Personalizar o uniforme com o logotipo e/ou nome de sua empresa é simples, além do estilo e cores adotadas em seu uniforme, você terá um design com sua assinatura, contribuindo para identificação mais imediata de seu negócio. A aplicação do logotipo e/ou nome da empresa é feita através dos seguintes métodos:

BORDADOS
Logotipos, nomes e outras imagens são cotados individualmente, variando de acordo com seus tamanhos, neste caso, o número de pontos de cada bordado. Para realização do arquivo de imagem que irá servir para a confecção do bordado, se cria o programa específico. Uma vez pronto o seu programa de desenho, o custo unitário do bordado irá variar de acordo com o número de pontos.
O seu custo inicial se dará na execução de seu programa de desenho, e o custo do bordado unitário. Em uma segunda demanda de produção, com seu programa já pronto o custo será apenas por bordado unitário.

SILK - SCREEN
É o processo de pintura de seu logotipo, nome ou imagem feita através de telas e tintas especiais. Estampas em silk-screen são mais econômicas e apropriadas para os pedidos em grandes quantidades. O processo é simples e demanda a confecção da tela, cujos preços variam de acordo com o tamanho e quantidade de cores, para cada cor será confeccionada uma tela, assim como o custo unitário de cada estampa também varia de acordo com o tamanho da área a ser pintada e com a quantidade de cores. Após sua tela ou telas estarem prontas, em uma segunda demanda de produção os custos serão apenas com a estampa.
Existem algumas modalidades de silk screen, tais como a básica, a impressão em “puff” (sua marca, nome e/ou ilustração podem estar impressas em relevo); e impressão em “plastisol”, (quando a impressão é feita em tinta plástica dando a sensação de um pequeno relevo e brilho).

ESTAMPARIA DIGITAL
A estamparia digital funciona como uma impressora gigante para tecido. Só que antes da imagem chegar ao tecido, o software corrige falhas de impressão e sobrepõe cores com mais precisão. O programa tem um formato similar ao Photoshop, o que possibilita ajustes digitais que personalizam o tecido.

IMPRESSÃO POR SUBLIMAÇÃO
As impressoras de sublimação (ou impressoras de sublimação de cor) são um tipo de impressora que utilizam o calor para transferir a tinta sob a forma de gás para um tecido com no mínimo 30% poliéster . Essas impressoras utilizam cartuchos de tinta independentes, que são como fitas; essas fitas transferem através de calor, as imagens para o tecido que está sendo impresso. Cada uma das quatro cores básicas (magenta, amarelo, ciano e preto) são impressas uma de cada vez, ou seja, todo o tecido é impresso utilizando a magenta, depois o tecido é recolhido e é impresso o amarelo, e assim por diante. Isso eleva um pouco o tempo da impressão. Entretanto, a impressão final é de que o tecido está estampado e não recebe nenhuma camada extra de tinta.

ETIQUETAS
Uma alternativa moderna e que proporciona uma identificação exclusiva às peças é o uso de etiquetas; Ao invés de aplicar a marca ao uniforme, podem-se desenvolver etiquetas exclusivas com o logotipo da empresa, usando diversas variáveis de formato, tamanhos e também de matéria prima que pode variar, entre o emborrachado, o nylon, o tafetá bordado, o cetim bordado.

Indicação

Clique aqui para indicar esse site para alguém

Pesquisa